O Pacto Nacional pelo Ensino Médio e a Formação de Professores

O post de hoje é para relembrar "O Pacto Nacional pelo Ensino Médio e a Formação de Professores", debatido no I Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, em outubro de 2013, sediada em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná.

Sob a moderação de Wanessa Zavarese Sechim (que era subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo), a Dra. Yvelise de Souza Arcoverde (à época, secretária Nacional de Educação Básica do MEC) e a Dra. Jaqueline Moll (que foi Diretora de Currículos e Educação Integral do MEC), debateram, durante a primeira mesa do seminário, sobre a complexidade da tarefa de formulação de um pacto nacional para o ensino médio. Conforme destacou a Dra. Jaqueline Moll:

"A complexidade da tarefa está posta. Sabemos que é complexa e depende inclusive de uma engenharia política. Sabemos que é uma costura, uma construção. É um caminho que precisamos de uma década para, de fato, colocar o Ensino Médio na agenda. Para, de fato, construir um perfil de formação nas licenciaturas. Formação continuada é necessária. Educação é ao longo da vida. Sabemos que nossa formação não termina nunca, mas se conseguirmos ter esse alicerce na formação de professores que façam a diferença, a formação continuada só vai aperfeiçoar. É esse caminho que temos que trilhar. Tenho certeza que estamos caminhando em um horizonte nunca antes pensando na história da educação brasileira, porque nunca tomamos o Ensino Médio como política pública".

Rememore esse diálogo do I Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio:



A conferência completa foi transcrita e está disponível na página do Observatório do Ensino Médio da Universidade Federal do Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *