A perspectiva da Educação Integral e a escola comum para a população brasileira

A Escola Pública de que PrecisamosNovas Perspectivas Para Estudantes e Professores é uma obra organizada por Fernanda Marsaro dos Santos e Kleber Vieira Pina, que discute a escola pública como um desafio permanente para todos que se dedicam à educação básica no Brasil.
O eixo três do livro aborda a jornada escolar (tempo, espaço e currículo) enquanto perspectiva de transformação. O 19º capítulo é escrito pela Dra. Jaqueline Moll, acerca da Perspectiva da Educação Integral e a Escola Comum para a população brasileira.

Esse capítulo aborda o debate da educação integral no Brasil, que tem sido confundida com a ampliação da jornada escolar, negligenciando aspectos significativos dessa abordagem, reduzindo toda sua complexidade e horizontes, ao que se tem chamado de turno integral para reforço escolar e sucesso em exames. Nas palavras da autora, "esse texto dispõe-se a refletir acerca de elementos que contextualizem histórica e pedagogicamente o debate da educação integral, a partir da formulação de Anísio Teixeira sobre a escola comum do homem brasileiro, a escola para todos e formadora na e para a vida".




O capítulo completo está disponível para download! Boa leitura!


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