Educação integral e escola de tempo integral

Mas afinal, o que significa escola de tempo integral?

Para responder a esse questionamento, recorremos ao GESTRADO, um grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente, que desde 2002 reúne professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de pesquisadores de outras instituições e alunos de graduação e pós-graduação.

O GESTRADO conta com um dicionário de verbetes, construído por esses pesquisadores, com o objetivo de trazer conceitos, apontamentos e comentários sobre as expressões empregadas na área da educação, identificando suas finalidades e explicando seus contextos.

Com base no verbete de Escola de tempo integral, de autoria da Dra. Jaqueline Moll, pode-se dizer que "em sentido restrito, refere-se à organização escolar na qual o tempo de permanência dos estudantes se amplia para além do turno escolar, também denominada, em alguns países, como jornada escolar completa. Em sentido amplo, abrange o debate da educação integral - consideradas as necessidades formativas nos campos cognitivo, estético, ético, lúdico, físico-motor, espiritual, entre outros - no qual a categoria “tempo escolar” reveste-se de relevante significado tanto em relação a sua ampliação, quanto em relação à necessidade de sua reinvenção no cotidiano escolar. [...] O Programa Mais Educação constitui-se como ação indutora para a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral".



O texto completo sobre o verbete de educação de tempo integral está disponível na página do GESTRADO, além de centenas de outros verbetes que mantém relação com educação, políticas educacionais e trabalho docente, tornando-se um excelente recurso para pesquisa acadêmica e para conhecimento geral sobre o tema.


Boa leitura!

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