Diversidade, migrações e inclusão: desafios à gestão e à democracia

A nova edição do periódico "Retratos da Escola", traz o dossiê "Ataques à Educação: um balanço de perdas e danos". O vol. 13, n. 27 da revista, apresenta uma retrospectiva acerca das políticas educacionais em andamento no Brasil, enfatizando, nas palavras dos editores, "a crescente sensação de perda e a desesperança pelos retrocessos que vivenciamos no dia a dia".


Em conjunto ao dossiê, a revista apresenta entrevista realizada pelas Dras. Jaqueline Moll e Maria Carmen Silveira Barbosa, intitulada "Diversidade, migrações e inclusão: desafios à gestão e à democracia", com o professor Miquel Essomba, secretário Municipal de Educação de Barcelona, desde 2015.


Segundo Moll e Barbosa (2019, p. 729-730):


Nos últimos anos, há uma provocação às escolas brasileiras, especialmente as públicas: o tema das novas migrações. Chegam ao país moradores de toda a América Latina, especialmente haitianos, bolivianos, colombianos e venezuelanos. Da América Central vieram os haitianos, da África os congoleses e angolanos, e da Ásia ocidental estão chegando os sírios (ACNUR, Brasil, 2019). Como a escola, a comunidade educativa, o sistema educacional pode se organizar para acolher essa diversidade? Como afirmar a diversidade em um contexto social e político que fomenta a intolerância e aprofunda desigualdades econômicas? Compartilhar experiências de gestão educacional pública que acolham a diferença e as migrações é o objetivo desta entrevista, além de outros temas relevantes para a educação pública.



Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *